Conhecimento e observação podem evitar violência contra idosos

DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

Conteúdo alternativo

Hoje (15) comemoramos o DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento às diversas manifestações de violências praticadas contra a pessoa idosa, bem como orientar para identificação de tratamento desumano, desrespeitoso e degradante.

A violência contra a pessoa idosa pode ser classificada por maus tratos de ordem física, psicológica, sexuais, abandono, negligências, abusos econômico-financeiros, omissão, cárcere privado, violação de direitos e autonegligência.

A Câmara Municipal de Engenheiro Paulo de Frontin, informa a todos os Munícipes, que a Secretaria Municipal de Promoção Social promove ações educativas e preventivas, para garantir um envelhecimento digno e saudável. A equipe técnica destaca que, surpreendentemente, os maiores índices de violência e maus tratos contra os idosos são praticados por familiares de seu convívio e dentro de suas casas. Durante a pandemia do COVID-19, os dados do governo federal apontam um aumento de agressões contra vulneráveis (crianças, mulheres e pessoas idosas). Por isso, mais do que nunca, precisamos nos solidarizar e agir em defesa daqueles que estão sofrendo violência dentro de suas casas.